sábado, 13 de março de 2010

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 20 DE CEILÂNDIA
PLANO DE ENSINO ANUAL/ BIMESTRAL
1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1 Disciplina: Matemática
1.2 Série: 8ª A/B/C/D/F
1.3 Ano letivo: 2010
1.4 Professor: Maria José Barroso Antunes
ezamba@pop.com.br
2. OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver competências matemáticas permitindo o aluno atuar sobre a realidade e o mundo que o cerca de tal forma que ele desenvolva seu potencial criativo, permitindo-lhe ainda lidar em situações diversas da vida cotidiana.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final do ano letivo deverá ser capaz de :
a. Compreender conceitos, relações, métodos e procedimentos matemáticos:
b. Utilizar os conhecimentos matemáticos na análise, interpretação e resolução de situações em diferentes contextos incluindo os não matemáticos:
c. Resolver e formular problemas envolvendo também os processos de modelação matemática:
d. Compreender e elaborar argumentações matemáticas e raciocínios lógicos:
e. Compreender a Matemática nos vários setores da vida social e em particular no desenvolvimento científico e tecnológico:
f. Comunicar-se em Matemática, oralmente e por escrito.
4. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
1º BIMESTRE:
Geometria:
Compreender as relações existentes entre as diferentes unidades de medida, construindo novos conceitos relacionando-os com outras áreas do conhecimento;
Identificar as diagonais de um polígono e determinar o número de diagonais de um polígono qualquer;
Reconhecer e aplicar os conceitos e os cálculos de áreas e os volumes em situações-problema;
Analisar figuras geométricas planas por meio de conceito de congruência;
Identificar e representar os elementos notáveis de um triângulo: mediana, bissetrizes, mediatrizes e altura.
ÁLGEBRA:
Reconhecer, em diversos contextos, números naturais, inteiros, racionais e irracionais, percebendo a relação entre eles e a formação do Conjunto dos Números Reais;
Analisar, interpretar, formular e resolver situação-problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números reais.
2º BIMESTRE:
GEOMETRIA:
Identificar os elementos do triângulo ;
Compreender e aplicar o Teorema de Pitágoras em situações concretas.
Resolver problemas envolvendo as relações métricas do triângulo retângulo;
ÀLGEBRA:
Compreender e ampliar estratégias variadas de cálculo algébrico, em situações contextualizadas, na resolução de equações do 2º grau, formalizando o conceito;
Compreender sistemas de equações de 1º e 2º graus como um importante recurso na resolução de situações-problema;
3º BIMESTRE
GEOMETRIA:
Identificar e Aplicar as razões trigonométricas no triangulo retângulo.
ÁLGEBRA:
Compreender os conceitos de porcentagem, de regra de três (simples e composta) e de noções de juros (simples e composto)
Identificar, compreender e aplicar a relação entre duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, na resolução de problemas;
Utilizar a reprodução de desenhos usando escalas.

4º BIMESTRE
GEOMETRIA:
Compreender a congruência entre figuras e ângulos :
Identificar e aplicar os conceitos de semelhança.
ÁLGEBRA:
Compreender o conceito de função, construir e interpretar gráficos cartesianos simples.
Determinar a função que descreve dados em tabela de variáveis de entrada e saída relacionadas.
Interpretar e representar funções em tabelas e gráficos.
Compreender a Estatística com um importante recurso para estudo , interpretação de fenômenos e tomada de decisões.
Aplicar fórmulas para encontrar taxas, distância, tempo e medidas de ângulos;
Calcular probabilidades matemáticas simples em contextos ou situações de caráter aleatório;
Reconhecer a utilização de estatística e probabilidade em situações do cotidiano:
Resolver problemas em envolvem técnicas de contagem e análise combinatória.

5. CONTEÚDO:
1º BIMESTRE:
GEOMETRIA
Figuras Planas;
Polígonos: perímetro e área.
Volumes.
ÁLGEBRA:
Conjunto dos Números Reais.
2º BIMESTRE:
GEOMETRIA:
Triângulos ;
Teorema de Pitágoras.
Relações Métricas do Triângulo Retângulo.
ÁLGEBRA:
Equações do 2º grau
Sistemas de equações
3º BIMESTRE:
GEOMETRIA:
Razões trigonométricas no Triângulo Retângulo;
ÁLGEBRA:
Relações entre grandezas.
4º BIMESTRE:
GEOMETRIA:
Teorema de Tales;
Semelhança e Congruência
ÁLGEBRA:
Funções do 1º e 2º grau;
Noções de Probabilidade;
Estatística.


“A primeira regra do ensino é saber o que se deve ensinar. A segunda é saber um pouco mais do que aquilo que se deve ensinar”
George Polya

Nenhum comentário:

Postar um comentário